O projeto "Gerações
Distantes, Conhecimentos Entusiasmantes" pretende aproximar os avós da vida
escolar dos alunos, dentro do espaço escolar, partilhando conhecimentos e
experiência de vida. Por outro lado, tendo em conta a dificuldade de deslocação
dos utentes da ARPIAC, a intenção dos nossos alunos foi no sentido de se
deslocarem até lá, para os visitar, alegrar, interagir e partilhar afetos. Um
projeto muito importante que pretende valorizar os conhecimentos de todos,
concluindo que todos aprendemos com todos!
O Dia da Família - 15 de
maio, foi assinalado na passada 4.ªfeira, mas este ano decidimos alargar as
comemorações ao longo de toda a semana, desta forma recebemos Familiares dos
nossos alunos de 3.ª a 6.ªfeira.
Na 3.ªfeira recebemos o
Pré-escolar e o 1.ºano - 3 sessões; na 4.ªfeira recebemos os alunos do 3.ºano -
3 sessões; na 5.ªfeira foi a vez os alunos do 4.ºano - 1 sessão e terminámos na
6.ªfeira, com o 2.ºano - 2 sessões.
Cada uma das sessões foi
composta por três partes: a fase inicial com algumas perguntas de carácter
pessoal para alunos e familiares, seguiu-se um pequeno jogo onde se pretendia a
interação entre os presentes; na segunda parte os presentes viram a história
"As preocupações de Billy" de Anthony Browne, seguida de uma pequena
conversa sobre a mesma. Falámos então sobre os Bonecos das Preocupações: origem
e finalidade; para finalizar a sessão cada um dos presentes foi convidado a
construir o seu Boneco das Preocupações.
Dos presentes, a maior parte
desconhecia a existência destes bonecos, mas todos se empenharam e construíram
verdadeiras obras de arte.
Agradeço a presença de
todos e gostei muito de vos ter na nossa Biblioteca! Até já!
Os nossos alunos foram
convidados a trazer vestida uma t-shirt branca no dia 16 de maio, para
participarem na Marcha pela Paz, prevista para este dia, mas a mesma acabou por
não se realizar,devido às condições
atmosféricas adversas.
No entanto a data foi
assinalada na nossa escola. Os alunos e os professores do 3.º e 4.ºano
receberam no Polivalente o Representante do Centro Europe Direct - Dr. Nuno
Aragão, a Representante da Carta Portuguesa da Diversidade - Eng.Paula Miranda, o professor Adérito da escola
sede e a professora Maria João Faria - adjunta da Direção.
O Dr. Nuno Aragão e a Eng.
Paula Miranda explicaram a importância de celebrar a paz e a diversidade, os
pilares fundamentais da União Europeia.
A escola sede do nosso Agrupamento
esteve também representada pelas professoras Ana Colaço e Elsa Barreto,
acompanhadas pelos seusalunos do 1.º
ano do Curso Profissional Técnico de Turismo.
Seguiu-se, no exterior, o
lançamento de uma pomba branca, simbolizando estas comemorações.
O Dr. Nuno Aragão e a Eng.
Paula Miranda visitaram ainda as salas do pré-escolar, do 1.º e 2.ºano dando
aos alunos, as explicações que consideraram adequadas sobre o tema.
Cada docente, dentro da sala
de aula, explorou a temática, da forma que considerou mais adequada.
Aqui ficam as fotos que
assinalaram estes momentos.
Temos
estado um pouco ausentes em termos de notícias, mas a verdade é que as
atividades, essas continuam a ser bastantes!
Hoje
quero falar-vos da visita que os alunos do 3.º e 4.ºano realizaram à Biblioteca
Escolar da Escola Básica e Secundária Gama Barros.
A sessão
teve início com a apresentação de uma história elaborada pela minha colega
professora bibliotecária Filomena Lima, que abordava os aspetos mais
importantes e algumas curiosidades sobre a vida de D.Maria II.
De
seguida realizaram uma visita guiada à exposição que se encontrava no exterior
da Biblioteca. Foi sem dúvida uma atividade muito produtiva, do agradodos alunos e onde puderam conhecer alguns
aspetos muito importantes sobre a patrona do nosso Agrupamento.
A BE em
colaboração com a professora do 4ºA vai proporcionar aos alunos finalistas uma
noite diferente. Serão momentos inesquecíveis de diversão, convívio e aventura
no mundo dos livros e das histórias! Inscreve-te já!
Receção:
31 de maio às 21.30h.
Saída: 1
de junho às 09.30h. Inscrição: 5€
Inscrições
até 24 de maio.
Realização
da atividade sujeita a um mínimo de 15 inscrições.