terça-feira, 23 de junho de 2026

DESIGN FOR CHANGE - 2026 - VENCEDORES DO PRÉMIO "PROJETO COM MAIOR IMPACTO NO ALUNO"

Olá!

Tal como já tínhamos noticiado, participámos nas comemorações da Edição Especial do Desafio Escolar DFC Portugal 2026, com o projeto RIBEIRO -  Renovar, Inovar, Brincar, Envolver, Imaginar, Respeitar, Organizar e conquistámos o Prémio Com Maior Impacto no Aluno 2026!

Citando a Equipa do Design For Change "O vosso projeto foi avaliado por um painel de júris anunciado nas nossas redes e mereceu este reconhecimento por destacar o envolvimento e protagonismo dos alunos, desde a identificação do problema (Sentir), à definição das soluções (Imaginar) e envolvimento da comunidade escolar, promovendo um verdadeiro espírito de colaboração. O envolvimento da assembleia da escola também se destacou positivamente, demonstrando a valorização da voz dos alunos.

 

Particularmente ainda forma mencionado a preocupação da rampa na casinha e ainda a divulgação do projeto no Dia da Criança."

Neste contexto fomos convidados para estar presentes no Festival Design For Change que marcou os 15 anos do Design For Change e decorreu em Vila Real. Não podemos estar presentes pessoalmente, mas participámos através de videoconferência, onde os nossos queridos alunos: Antónia Parente; Milena Costa e Leonardo Ferreira representaram a nossa escola, apresentaram o nosso projeto e receberam o prémio, ainda que de forma virtual.

Um muito obrigada aos nossos alunos e à Equipa do Design For Change!

Até já


segunda-feira, 22 de junho de 2026

UMA NOITE COM OS LIVROS - 2026

Olá!

Na passada sexta-feira, dia 19 aconteceu mais "Uma Noite Com os Livros", com os alunos do 4.º ano.

Noite de magia, alegria, diversão, com muita música e dança na nossa Discoteca, camisolas muito bem decoradas e com muitas mensagens de amor e carinho, Escape Room depois de lida a história "Antes de dormir" de Giorgio Volpe, ceia, cinema na cama, mas acima de tudo muita emoção, muitas sensações novas e únicas associadas a um espaço que fez parte da vida dos nossos alunos durante 4 anos, mas agora com uma visão completamente diferente! 

Não posso deixar de agradecer a todos aqueles que tornaram este momento possível - Conselho Pedagógico do Agrupamento na pessoa da Sr. Diretor António Gouveia, Prof.ª Susana Freitas, Prof.ª Elisabete Querido, Prof.ª Maria João Lourenço, Prof.ª Noémia Batista, Prof.ª Carla Cabral, Prof.ª Adelaide Francisco; Prof.ª Ana Maria Fernandes, Prof.ª Carla Moreira, Prof.ª Sara Sousa, Prof.ª Sofia Ferreira, Prof.ª Patrícia Figueiredo, Prof.ª Sandra Costa, Assistente Operacional Rita e Assistente Operacional Maria de Lourdes. Muito Obrigada a todos pela colaboração e apoio indispensáveis, sem os quais não teria sido possível proporcionar aos nossos queridos alunos esta experiência maravilhosa!


Momentos que nos marcam a todos e que ficam no coração de quem termina um ciclo na nossa companhia.

Até já!

sexta-feira, 19 de junho de 2026

4º ANO - VISITA À FUTURA ESCOLA - GAMA BARROS - 2026


Olá!

Tal como já vendo sendo habitual e dando cumprimento ao proposto na Ação de Melhoria 2 do PAM - generalizar e consolidar as práticas de articulação horizontal e vertical, os  alunos do 4.ºano da EB1 Cacém n.º1 e EB1 Ribeiro de Carvalho visitaram a escola sede -  Escola Básica e Secundária de Gama Barros.

As visitas foram orientadas pelas professoras bibliotecárias do agrupamento: Filomena Lima e Maria Gracinda e pela professora Cláudia Cardoso de Educação Física. Os alunos foram recebidos no portão da escola, para falarmos sobre a importância do uso do cartão escolar, para entrar e circular na escola.

Realizaram, de seguida e em grupo, um jogo de orientação, para ficarem com uma ideia sobre a localização dos vários espaços da escola.

Visitaram o refeitório, descobriram a secretaria e a papelaria. Para finalizar conheceram  a Biblioteca Escolar.

Uma visita entusiasmante, com alguma ansiedade à mistura. Foram dados os primeiros passos, para o início de uma nova etapa para estes nossos meninos, recheada de alegrias e muitas aprendizagens.

Até já!

quinta-feira, 18 de junho de 2026

CRISTALIZA ESTA IDEIA - NEWTON GOSTAVA DE LER - SAIS DE BANHO - 2026


Olá!

O projeto "Newton Gostava de Ler" voltou à nossa biblioteca e desta vez com o kit "Cristaliza esta ideia!". A atividade foi direcionada para as turmas do EPE  e do 1.ºano.

A atividade teve início com uma adivinha sobre o Sal. Seguiu-se a visualização da história "Será o mar o meu lugar?" de Sarah Roberts, onde abordámos as questões relacionadas com a poluição do mar.

De seguida fizemos uma pequena viagem pelos hábitos de limpeza e "visitámos" as salinas. Para concluir, os alunos fizeram os seus sais de banho, muito coloridos e perfumados.

Aqui fica o registo desses momentos!

Até já!

terça-feira, 16 de junho de 2026

BRINCADEIRAS COM CIÊNCIA - NEWTON GOSTAVA DE LER - 2026


Olá!

Todos nós sabemos o quanto é importante os nossos alunos brincarem, a importância do brincar no desenvolvimento do seu cérebro.

Com a  sessão do projeto "Newton Gostava de Ler" - "Brincadeiras com Ciência", os alunos brincam acompanhados pela leitura de vários textos do livro "Contos para meninos que adormecem logo a seguir" da autoria de Pinto & Chinto da editora Kalandraka.

Neste módulo brinca-se com ciência:  linguagem dos pês, o assobio de papel, palitos mágicos, dobragens e muitas brincadeiras com as palavras… Brincamos e aprendemos!

Até já!


segunda-feira, 15 de junho de 2026

A ARTE DE CALCULAR - NEWTON GOSTAVA DE LER - 2026


Olá!

A duas semanas do final de mais um ano letivo, está na altura de partilhar convosco, com alguma atraso, mais algumas das atividades dinamizadas ao longo do ano.

Desta vez venho falar-vos e mostrar-vos imagens do projeto "Newton Gostava de Ler" - A arte de calcular, dinamizado com os alunos do 2.ºano, de todas as escolas do Agrupamento.

Ouvimos a história "200 amigos ou mais para uma vaca" de Alessa Garilli, e depois de uma exploração profunda da mesma, os alunos, a pares, realizaram os desafios propostos pelo Newton. Estão todos de parabéns, demonstraram bastante facilidade na execução dos mesmos. Será que temos grandes matemáticos? Esperemos que sim, quem sabe novos cientistas...

Até já!