E no dia 18 tivemos o nosso
segundo Chá com Livros desta vez dedicada ao 1.º e 4.ºano. O tema era a
Família, Pai, Amor e Amizade. Obrigado a todos aqueles que neste dia quiseram connosco
partilhar o gosto pelo livro e pela leitura. Mais uma vez ouvimos doces
histórias lidas pelos nossos queridos alunos e seus Pais. No final, um chá
quentinho e um bolinho. Estas fotografias registam este momento.
quinta-feira, 2 de abril de 2015
terça-feira, 31 de março de 2015
SEMANA DA LEITURA - HISTÓRIA DA VERDADE/HISTÓRIA DA MENTIRA
Mais uma vez e como já vem
habitual desde há três anos, tivemos o nosso momento dedicado às histórias de
autor (História da Verdade) e histórias escritas e ilustradas pelos nossos
alunos (História da Mentira). As turmas trabalham a pares, os mais pequenos
trabalham a história de autor e oferecem aos colegas um objeto representativo
dessa história. A partir daí os alunos constroem e ilustram uma história. Na
nossa Biblioteca Escolar e no decorrer da Semana da Leitura as turmas
encontram-se e apresentam as suas histórias. Mais uma vez a criatividade e
empenho de todos foi bem visível e todos poderão ter acesso às nossas histórias
na nossa Biblioteca Digital, daqui a alguns dias. Por enquanto podem ter uma
ideia daquilo que se passou, vendo as fotografias!
segunda-feira, 30 de março de 2015
SEMANA DA LEITURA – CONCURSO DE SOLETRAÇÃO
No decorrer da Semana da Leitura realizámos o Concurso de
Soletração e elegemos o melhor soletrador da nossa escola, por ano de
escolaridade. As palavras selecionadas para o concurso foram escolhidas das
obras trabalhadas no âmbito da Educação Literária, nomeadamente “A girafa que
comia estrelas” – 2.ºano, “O senhor do seu nariz” – 3.ºano e “O Gigante
egoísta” – 4.ºano. Quanto ao 1.ºano as palavras foram retiradas do manual de
português. Podemos dizer que temos “pequenos” grandes soletradores. Todos os
alunos participantes receberam um lápis com o nosso Salta Letrinhas. Os três
primeiros classificados foram agraciados com “medalhas” e o primeiro
classificado recebeu um livro e uma mochila. Parabéns a todos e um muito
obrigado a todos os docentes envolvidos, pelo empenho na realização da
atividade.
Aqui ficam as fotos para recordar….
sexta-feira, 13 de março de 2015
Semana da Leitura - 2015 - CARTAZ
Na próxima semana, de 16 a 20 de março irá decorrer na nossa
escola mais uma Semana da Leitura, onde vamos desenvolver um conjunto variado
de atividades, todas elas visando a valorização e a promoção da leitura,
fundamental na nossa vida.
domingo, 8 de março de 2015
A Semana da Língua Não Materna ou A Semana das Línguas em Presença na nossa Escola
Dada a grande diversidade de
culturas presentes na nossa escola decidimos no nosso PAA dedicar uma semana a
esta temática, valorizando não só a nossa Língua Materna, mas também as outras Línguas
presentes na nossa comunidade escolar.
Assim, cada turma foi convidada a
ilustrar e escrever uma determinada palavra nas diversas Línguas que
representam os nossos alunos. Depois de devidamente preparadas foram expostas
por toda a escola: refeitório, polivalente, blocos, biblioteca e também foram
colocados no gradeamento da escola grandes cartazes com as palavras nas várias
línguas.
Alguns alunos acederam aos
pedidos das professoras e trouxeram alguns objetos e alguns pratos típicos dos
seus países de origem, que estiveram expostos na Biblioteca Escolar. O nosso agradecimento
em especial aos alunos e professoras do 4.ºB, 4.ºD, 4.ºC, 2.ºB e 3.ºB. Um obrigado
também à Professora Susana Freitas.
Na exposição estiveram ainda
expostos os vários livros de receitas que os alunos elaboraram no decorrer da
Semana da Alimentação, onde se fez uma recolha de pratos típicos dos vários
países.
A Biblioteca Escolar trabalhou
com os alunos a história de Luísa Ducla Soares “Meninos de Todas as Cores” com
algumas adaptações. Os alunos começaram por tirar à sorte uma bolinha de cartão
que lhes indicava a cor a que iriam pertencer. Depois de agrupados por cores,
foram-lhe pintados na cara dois risquinhos da cor correspondente (só para quem
quis). À medida que a história ia sendo lida os alunos penduraram ao pescoço as
imagens referias pela autora, para cada cor. No final foi distribuída a cada
grupo uma cópia da história para que os alunos ensaiassem a leitura da parte
que correspondia à sua cor.
Para terminar e com a professora
bibliotecária a fazer de narrador, as crianças em grupo leram a sua parte da
história. Foram ainda convidados a escolher uma cor e, na sala de aula dar continuidade
a esta história e esta forma construirmos a nossa história dos “Meninos de todas
as cores”.
Agora é só aguardar pela nossa
história que já está a ficar fantástica.
quinta-feira, 5 de março de 2015
Obrigado! 500 Likes!
Olá!
Depois de
chegarmos às 100 mil visitas ao nosso Blogue, atingimos agora o marco “histórico”
de 500 “likes” na página da BE no facebook. Mais uma vez muito obrigado por nos
visitarem.
Vamos para
os 1.000!
Visitem a
página e quem ainda não fez “gosto/like” e achar que merecemos faça-o agora.
Subscrever:
Mensagens (Atom)