Este trabalho destinou-se à
participação da EB Ribeiro de Carvalho no projeto “No Dia da Mãe, o Coração é
Amarelo” promovido pela Tetra Pak em parceria com o Programa Eco-Escolas.
A construção do coração esteve a cargo da turma do 2ºA da escola.
Numa primeira fase, fez-se a recolha das embalagens dos pacotes de sumo pela turma.
De seguida, os alunos espalmaram e lavaram os pacotes.
Após a recolha foram discutidas as propostas dos alunos. Tomada a decisão unânime sobre a ideia mais votada iniciou-se a construção do coração.
Foram, numa primeira etapa, utilizados os seguintes materiais: pacotes de sumo, tesoura, molde em cartão e canetas de filtro para a construção de pequenas flores.
Numa segunda fase, utilizou-se uma caixa de cartão velha para a construção do coração. Depois foi usada tinta amarela e esponja para pintar/esponjar o interior do mesmo.
Numa terceira fase, procedeu-se à colagem de outros materiais de desperdício (tampas de plástico) nas flores.
Em todas as fases de construção deste projeto foram utilizados como materiais complementares tesouras e colas.
A construção do coração esteve a cargo da turma do 2ºA da escola.
Numa primeira fase, fez-se a recolha das embalagens dos pacotes de sumo pela turma.
De seguida, os alunos espalmaram e lavaram os pacotes.
Após a recolha foram discutidas as propostas dos alunos. Tomada a decisão unânime sobre a ideia mais votada iniciou-se a construção do coração.
Foram, numa primeira etapa, utilizados os seguintes materiais: pacotes de sumo, tesoura, molde em cartão e canetas de filtro para a construção de pequenas flores.
Numa segunda fase, utilizou-se uma caixa de cartão velha para a construção do coração. Depois foi usada tinta amarela e esponja para pintar/esponjar o interior do mesmo.
Numa terceira fase, procedeu-se à colagem de outros materiais de desperdício (tampas de plástico) nas flores.
Em todas as fases de construção deste projeto foram utilizados como materiais complementares tesouras e colas.
Durante esta atividade foi
possível articular e integrar outros conhecimentos às disciplinas curriculares,
nomeadamente no que se refere à reutilização dos resíduos e diminuição da
poluição que afeta o Planeta, bem como sensibilizar as famílias, através dos
alunos, para a importância da reciclagem.
Terminado o projeto, o coração ficou exposto na entrada da escola.
Terminado o projeto, o coração ficou exposto na entrada da escola.
Elisabete Querido – Coordenadora de Escola