quinta-feira, 2 de abril de 2015

SEMANA DA LEITURA – CHÁ COM LIVROS

E no dia 18 tivemos o nosso segundo Chá com Livros desta vez dedicada ao 1.º e 4.ºano. O tema era a Família, Pai, Amor e Amizade. Obrigado a todos aqueles que neste dia quiseram connosco partilhar o gosto pelo livro e pela leitura. Mais uma vez ouvimos doces histórias lidas pelos nossos queridos alunos e seus Pais. No final, um chá quentinho e um bolinho. Estas fotografias registam este momento.

terça-feira, 31 de março de 2015

SEMANA DA LEITURA - HISTÓRIA DA VERDADE/HISTÓRIA DA MENTIRA

Mais uma vez e como já vem habitual desde há três anos, tivemos o nosso momento dedicado às histórias de autor (História da Verdade) e histórias escritas e ilustradas pelos nossos alunos (História da Mentira). As turmas trabalham a pares, os mais pequenos trabalham a história de autor e oferecem aos colegas um objeto representativo dessa história. A partir daí os alunos constroem e ilustram uma história. Na nossa Biblioteca Escolar e no decorrer da Semana da Leitura as turmas encontram-se e apresentam as suas histórias. Mais uma vez a criatividade e empenho de todos foi bem visível e todos poderão ter acesso às nossas histórias na nossa Biblioteca Digital, daqui a alguns dias. Por enquanto podem ter uma ideia daquilo que se passou, vendo as fotografias!

segunda-feira, 30 de março de 2015

SEMANA DA LEITURA – CONCURSO DE SOLETRAÇÃO

No decorrer da Semana da Leitura realizámos o Concurso de Soletração e elegemos o melhor soletrador da nossa escola, por ano de escolaridade. As palavras selecionadas para o concurso foram escolhidas das obras trabalhadas no âmbito da Educação Literária, nomeadamente “A girafa que comia estrelas” – 2.ºano, “O senhor do seu nariz” – 3.ºano e “O Gigante egoísta” – 4.ºano. Quanto ao 1.ºano as palavras foram retiradas do manual de português. Podemos dizer que temos “pequenos” grandes soletradores. Todos os alunos participantes receberam um lápis com o nosso Salta Letrinhas. Os três primeiros classificados foram agraciados com “medalhas” e o primeiro classificado recebeu um livro e uma mochila. Parabéns a todos e um muito obrigado a todos os docentes envolvidos, pelo empenho na realização da atividade.

Aqui ficam as fotos para recordar….

sexta-feira, 13 de março de 2015

Semana da Leitura - 2015 - CARTAZ

Na próxima semana, de 16 a 20 de março irá decorrer na nossa escola mais uma Semana da Leitura, onde vamos desenvolver um conjunto variado de atividades, todas elas visando a valorização e a promoção da leitura, fundamental na nossa vida.

domingo, 8 de março de 2015

A Semana da Língua Não Materna ou A Semana das Línguas em Presença na nossa Escola

Dada a grande diversidade de culturas presentes na nossa escola decidimos no nosso PAA dedicar uma semana a esta temática, valorizando não só a nossa Língua Materna, mas também as outras Línguas presentes na nossa comunidade escolar.
Assim, cada turma foi convidada a ilustrar e escrever uma determinada palavra nas diversas Línguas que representam os nossos alunos. Depois de devidamente preparadas foram expostas por toda a escola: refeitório, polivalente, blocos, biblioteca e também foram colocados no gradeamento da escola grandes cartazes com as palavras nas várias línguas.
Alguns alunos acederam aos pedidos das professoras e trouxeram alguns objetos e alguns pratos típicos dos seus países de origem, que estiveram expostos na Biblioteca Escolar. O nosso agradecimento em especial aos alunos e professoras do 4.ºB, 4.ºD, 4.ºC, 2.ºB e 3.ºB. Um obrigado também à Professora Susana Freitas.
Na exposição estiveram ainda expostos os vários livros de receitas que os alunos elaboraram no decorrer da Semana da Alimentação, onde se fez uma recolha de pratos típicos dos vários países.
A Biblioteca Escolar trabalhou com os alunos a história de Luísa Ducla Soares “Meninos de Todas as Cores” com algumas adaptações. Os alunos começaram por tirar à sorte uma bolinha de cartão que lhes indicava a cor a que iriam pertencer. Depois de agrupados por cores, foram-lhe pintados na cara dois risquinhos da cor correspondente (só para quem quis). À medida que a história ia sendo lida os alunos penduraram ao pescoço as imagens referias pela autora, para cada cor. No final foi distribuída a cada grupo uma cópia da história para que os alunos ensaiassem a leitura da parte que correspondia à sua cor.
Para terminar e com a professora bibliotecária a fazer de narrador, as crianças em grupo leram a sua parte da história. Foram ainda convidados a escolher uma cor e, na sala de aula dar continuidade a esta história e esta forma construirmos a nossa história dos “Meninos de todas as cores”.
Agora é só aguardar pela nossa história que já está a ficar fantástica.

quinta-feira, 5 de março de 2015

Obrigado! 500 Likes!

Olá!
Depois de chegarmos às 100 mil visitas ao nosso Blogue, atingimos agora o marco “histórico” de 500 “likes” na página da BE no facebook. Mais uma vez muito obrigado por nos visitarem.
Vamos para os 1.000!
Visitem a página e quem ainda não fez “gosto/like” e achar que merecemos faça-o agora.

Clica na imagem.