domingo, 8 de março de 2015

A Semana da Língua Não Materna ou A Semana das Línguas em Presença na nossa Escola

Dada a grande diversidade de culturas presentes na nossa escola decidimos no nosso PAA dedicar uma semana a esta temática, valorizando não só a nossa Língua Materna, mas também as outras Línguas presentes na nossa comunidade escolar.
Assim, cada turma foi convidada a ilustrar e escrever uma determinada palavra nas diversas Línguas que representam os nossos alunos. Depois de devidamente preparadas foram expostas por toda a escola: refeitório, polivalente, blocos, biblioteca e também foram colocados no gradeamento da escola grandes cartazes com as palavras nas várias línguas.
Alguns alunos acederam aos pedidos das professoras e trouxeram alguns objetos e alguns pratos típicos dos seus países de origem, que estiveram expostos na Biblioteca Escolar. O nosso agradecimento em especial aos alunos e professoras do 4.ºB, 4.ºD, 4.ºC, 2.ºB e 3.ºB. Um obrigado também à Professora Susana Freitas.
Na exposição estiveram ainda expostos os vários livros de receitas que os alunos elaboraram no decorrer da Semana da Alimentação, onde se fez uma recolha de pratos típicos dos vários países.
A Biblioteca Escolar trabalhou com os alunos a história de Luísa Ducla Soares “Meninos de Todas as Cores” com algumas adaptações. Os alunos começaram por tirar à sorte uma bolinha de cartão que lhes indicava a cor a que iriam pertencer. Depois de agrupados por cores, foram-lhe pintados na cara dois risquinhos da cor correspondente (só para quem quis). À medida que a história ia sendo lida os alunos penduraram ao pescoço as imagens referias pela autora, para cada cor. No final foi distribuída a cada grupo uma cópia da história para que os alunos ensaiassem a leitura da parte que correspondia à sua cor.
Para terminar e com a professora bibliotecária a fazer de narrador, as crianças em grupo leram a sua parte da história. Foram ainda convidados a escolher uma cor e, na sala de aula dar continuidade a esta história e esta forma construirmos a nossa história dos “Meninos de todas as cores”.
Agora é só aguardar pela nossa história que já está a ficar fantástica.