Olá!
De
acordo com as indicações emanadas pelo Ministério da Educação Ciência e
Inovação, no dia 17 foram aplicadas nas três turmas de 2.º ano da EB Ribeiro de
Carvalho, as provas de diagnóstico de fluência leitora e a Biblioteca Escolar,
tal como indicado colaborou neste
processo, em articulação com os professores titulares de turma, com a
realização de uma atividade de promoção do livro e da leitura: os alunos
trabalharam a pares e tiveram oportunidade de explorar os elementos
paratextuais do livro: capa, contracapa e lombada, onde recolheram informações
sobre o autor, título, editora, ao mesmo tempo que inferiram o tema da história
a partir do título da mesma.
Depois
de lida a história, os alunos foram convidados a registar a temática do livro,
personagens principais e local onde acontece a história.
Seguiu-se
um momento de escrita de duas frases sobre a história e ilustração das mesmas.
Os alunos tiveram ainda a oportunidade de indicar se aconselhavam a leitura
desta história aos colegas e justificar a sua opção.
Esta
atividade cheia de dinamismo e interatividade culminou com a apresentação dos
livros aos colegas.
Atividade
muito produtiva e de agrado dos alunos, que se mostraram muito empenhados na
apresentação dos seus livros!
Tudo
isto aconteceu enquanto na sala ao lado, os mesmos alunos testavam a sua
fluência leitora.
Até já!