quarta-feira, 26 de março de 2025

MIÚDOS A VOTOS 2025 - A VOTAÇÃO E RESULTADOS!

No dia 12 de março os meninos do 1.º Ciclo votaram nos seus livros preferidos. Esta atividade decorreu na biblioteca da E.B. Ribeiro de Carvalho.

A nossa turma - 4.ºB e a turma do 4.ºA, decidimos participar nesta atividade porque gostamos muito de ler e aceitámos a proposta da professora bibliotecária.

Estas duas turmas fizeram a campanha eleitoral e no dia 12 todos os alunos do 1.º Ciclo votaram no seu livro preferido.

A nossa turma decidiu defender e promover o livro "O tubarão na banheira" de David Machado, que foi eleito o vencedor com 118 votos de 218 votantes.

Viva a Leitura!

A turma do 4.ºB

quinta-feira, 20 de março de 2025

SEMANA DA LEITURA - 2025 - 31 de maio a 4 de abril

Olá!

Estamos em março, chegou a primavera, embora um pouco zangada, e chegou também mais uma  "Semana da Leitura", que terá lugar de 31 de março a 4 de abril.

Será como habitualmente, uma semana recheada de atividades promotoras do livro e da leitura:  Concursos de Soletração “Letra a Letra”; Concurso Ortográfico “Caça ao Erro”; Peddy-Paper "Caça aos Ovos Misteriosos"; "Escola Pára Para Ler"; visita do Contador de Histórias "Rui Beato", Clube de Leitura e vamos convidar os Pais dos nossos alunos a partilharem connosco pequenas leituras gravadas no conforto do seu lar "LêEmCasaePartilha", que serão posteriormente divulgadas nas nossas redes sociais.

Vai ser uma semana animada pelos livros e leituras!

 


HISTÓRIAS À SEXTA - 2025 - SESSÃO 11 - "PAPÁ DAS PERNAS LONGAS" de Nadine Brun-Cosme

Olá!

No passado dia 19/3 foi o Dia do Pai. Assim, a história desta sessão é "Papá das pernas longas" de Nadine Brun-Cosme. Esperamos que tenhas passado um excelente dia com o teu pai!

Desta vez também podes ver e ouvir a história!

Ficamos à espera das vossas respostas!
Gracinda Silva / Professora Bibliotecária



quarta-feira, 19 de março de 2025

DIFRAT´ARTE - NEWTON GOSTAVA DE LER - 2025

Olá!

O projeto Newton Gostava de Ler", do agrado de todos, está de volta e desta vez com o módulo Difrat´arte, que explora os fenómenos e ilusões óticas e foi trabalhado com todos os alunos do 2.ºano.

Começámos por ouvir e explorar a história "A princesa e o cérebro que sentia demais" e rever os conteúdos programáticos relacionados com os 5 sentidos.

Os alunos adoraram esta atividade, com especial destaque para a utilização dos óculos Chromadepth 3D, que criam a ilusão de profundidade e com os quais os alunos tiveram a oportunidade de observar várias imagens e experienciar esta ilusão ótica no resultado do seu próprio trabalho,  com a pintura da imagem do Newton que acompanha o Kit e o resultado foi fantástico. Ora observe!

Até já!

segunda-feira, 17 de março de 2025

DIA MUNDIAL DA ÁGUA - 22 DE MARÇO - RECURSOS

 

O dia 22 de março foi proclamado “Dia Mundial da Água” pela Assembleia Geral das Nações Unidas, a 22 de dezembro de 1992.

Esta data tem como objetivo alertar-nos para a urgente necessidade da preservação e poupança deste recurso natural tão valioso, abordando temas como a conservação e proteção da água, desenvolvimento correto dos recursos hídricos e medidas para resolver problemas relacionados com poluição.

O Salta Letrinhas reuniu um conjunto de recursos para ajudar a compreender a importância da ÁGUA, incluindo uma história original do Salta Letrinhas "Ping, a gotinha de água"!


CLUBE DE LEITURA DO SALTA LETRINHAS - 2025

Olá!

No âmbito do Clube de Leitura que tem vindo a decorrer ao longo do ano com as turmas de 4.º ano, um dos livros lidos e explorados foi o "O Clube dos Cientistas - Alerta no Mar".

Os livros desta coleção possuem no final um dossier de experiências e neste caso são experiências com água.

No final da leitura do livro, os alunos foram convidados a realizar um conjunto de experiências com água e uma delas com leite: "Brincadeiras com Cores"; "Chuva de Cores"; "Chuva"; "Lava" e "Leite de Cores".

Os alunos foram divididos em 5 grupos e cada grupo realizou e explicou aos colegas uma das experiências. De seguida realizaram os registos escritos.

Uma atividade bastante enriquecedora de articulação da leitura e escrita com a ciência.

Até já!