sábado, 14 de outubro de 2023

DIA MUNDIAL DO COMBATE AO BULLYING - 20 de outubro - RECURSOS

 

O bullying é uma prática (horrível) cometida e sofrida especialmente por jovens.
Este tipo de agressão, física, verbal ou cibernética, é uma violação dos direitos das crianças e jovens à saúde e ao bem-estar.
Necessitamos de refletir, procurar soluções e, principalmente, estar atentos para este grave problema.
Uma boa maneira de começar é falar abertamente, mas de forma lúdica, com os mais pequeninos, explicar-lhes, alertá-los e especialmente incentivá-los à denuncia. Não só neste dia em particular, mas todos os dias.

terça-feira, 10 de outubro de 2023

DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO - 16 de outubro - Recursos do Salta Letrinhas

 
A ÁGUA DÁ VIDA, A ÁGUA NUTRE. NÃO DEIXAR NIGUÉM PARA TRÁS.
É este o tema de 2023 para o Dia Mundial da Alimentação. Vamos pensar, comemorar e divulgar para chamar a atenção para a fome e promover ações efetivas que garantam um futuro para a alimentação, para as pessoas e para o planeta. Juntos, podemos criar um futuro alimentar mais sustentável para todos.

domingo, 8 de outubro de 2023

APRENDER A USAR A BE ... com o Lobo que queria ir à ESCOLA

 

Olá!

As turmas de 1.ºAno foram recebidas na Biblioteca Escolar com a fantástica história
"O LOBO QUE QUEIRA IR À ESCOLA" (clica para veres)
de Orianne Lallemand e Eleonore Thuillier.
Esta história maravilhosa em que o Lobo e os seus amigos constroem uma escola fantástica que, como é evidente, tem uma Biblioteca, foi o ponto de partida para explicar aos nossos meninos do 1.º ano, como podem e devem utilizar a BE de forma autónoma, nos intervalos e hora de almoço. Para apoiar a explicação usámos o "Guia do Utilizador do Salta Letrinhas" e agora é ver a BE com a lotação máxima e com muitos meninos mais pequenos a utilizar o espaço e recursos com muita facilidade e vontade!

Até já!
Gracinda Silva /PB




SE O AMBIENTE QUER AJUDAR ... DIA DO ANIMAL - 2023

 

Olá!

Os alunos representantes de cada turma da escola e que integram a Assembleia de Escola, decidiram alertar os residentes do espaço próximo à escola, para a necessidade de manterem as ruas e passeios limpos, recolhendo os dejetos dos seus animais de estimação.
Na reunião de Assembleia de Escola criaram um slogan "Se o Ambiente quer ajudar, o cocó do cão tem que apanhar" que foi posteriormente ilustrado por todos os alunos da escola e no Dia Mundial do Animal saíram à rua, para distribuir essa mensagem acompanhada por um saquinho para recolha dos dejetos, a todos os transeuntes que encontraram com animais de estimação.
Distribuíram essa mensagem também pelas caixas de correio e entraram nos espaços públicos mais próximos, para alertar todos sobre a importância de preservarmos o nosso meio ambiente e evitarmos a poluição, que neste caso está associada aos animais de estimação que passeiam nas nossas ruas!

Parabéns para as nossas crianças, Coordenadora da Escola - Prof. Elisabete, Prof. Carla Moreira e Assistente Operacional  Rita Andrade! O Planeta e nós precisamos destas iniciativas!

Até já!
Gracinda Silva /PB


sábado, 7 de outubro de 2023

EU JÁ LI! AGORA LÊ TU! - 2023

Olá!

Durante este ano letivo, a grande parte dos alunos de 1.º, 2.º, 3.º e 4.º anos estará a realizar a atividade: "Eu já li, agora lê tu!", em que todos os alunos terão oportunidade de "avaliar" os livros que requisitam, ao mesmo tempo que os partilham com os colegas, que também registam a sua opinião sobre o livro.
Das várias "avaliações" realizadas e que consistem na atribuição de pontos ao livro, resultará o livro preferido pela turma. Esse livro será distinguido com a colocação de um autocolante com a indicação da turma que o leu e que convida outros alunos a ler
"EU JÁ LI, AGORA LÊ TU"!.
No final do ano teremos um fundo documental com muitas e variadas sugestões de leitura!

Até já!

Gracinda Silva / PB


RECURSOS:

A RODA DE LIVROS - 2023

 

Olá!

Os alunos dos 2.º, 3.º e 4.º anos realizaram a atividade "Roda de Livros", onde a pares, puderam escolher um livro, de entre os que se encontravam expostos na "roda".
Depois de analisarem  os seus elementos paratextuais: capa, contracapa, lombada, guardas, autor, título, editora, resumo, cota;  tiveram oportunidade de os apresentar aos colegas e justificar a sua escolha.
Esta atividade terá continuidade, já que posteriormente passaremos à leitura e análise do conteúdo do livro.

Até já!

Gracinda Silva / PB