No passado dia 19/3 foi o Dia do Pai. Assim, a história desta sessão é "Papá das pernas longas" de Nadine Brun-Cosme. Esperamos que tenhas passado um excelente dia com o teu pai!
Desta vez também podes ver e ouvir a história!
No passado dia 19/3 foi o Dia do Pai. Assim, a história desta sessão é "Papá das pernas longas" de Nadine Brun-Cosme. Esperamos que tenhas passado um excelente dia com o teu pai!
Desta vez também podes ver e ouvir a história!
Olá!
O
projeto Newton Gostava de Ler", do agrado de todos, está de volta e desta
vez com o módulo Difrat´arte, que explora os fenómenos e ilusões óticas e foi
trabalhado com todos os alunos do 2.ºano.
Começámos
por ouvir e explorar a história "A princesa e o cérebro que sentia
demais" e rever os conteúdos programáticos relacionados com os 5 sentidos.
Os
alunos adoraram esta atividade, com especial destaque para a utilização dos
óculos Chromadepth 3D, que criam a ilusão de profundidade e com os quais os
alunos tiveram a oportunidade de observar várias imagens e experienciar esta
ilusão ótica no resultado do seu próprio trabalho, com a pintura da imagem do Newton que
acompanha o Kit e o resultado foi fantástico. Ora observe!
Até
já!
O
dia 22 de março foi proclamado “Dia Mundial da Água” pela Assembleia Geral das
Nações Unidas, a 22 de dezembro de 1992.
Esta
data tem como objetivo alertar-nos para a urgente necessidade da preservação e
poupança deste recurso natural tão valioso, abordando temas como a conservação
e proteção da água, desenvolvimento correto dos recursos hídricos e medidas
para resolver problemas relacionados com poluição.
O Salta Letrinhas reuniu um conjunto de recursos para ajudar a compreender a importância da ÁGUA, incluindo uma história original do Salta Letrinhas "Ping, a gotinha de água"!
Olá!
No
âmbito do Clube de Leitura que tem vindo a decorrer ao longo do ano com as
turmas de 4.º ano, um dos livros lidos e explorados foi o "O Clube dos
Cientistas - Alerta no Mar".
Os
livros desta coleção possuem no final um dossier de experiências e neste caso
são experiências com água.
No
final da leitura do livro, os alunos foram convidados a realizar um conjunto de
experiências com água e uma delas com leite: "Brincadeiras com
Cores"; "Chuva de Cores"; "Chuva"; "Lava" e
"Leite de Cores".
Os
alunos foram divididos em 5 grupos e cada grupo realizou e explicou aos colegas
uma das experiências. De seguida realizaram os registos escritos.
Uma
atividade bastante enriquecedora de articulação da leitura e escrita com a
ciência.
Até
já!
Olá!
Deixamo-vos
aqui alguns momentos da fantástica Campanha Eleitoral levada a cabo pelos
alunos do 4.ºA que defenderam e promoveram os livros: "Harry Potter e a
Pedra Filosofal" de J. K. Rowling, "Não abras este livro Nunca"
de Andy Lee e "O lápis mágico de Malala" de Malala Yousafzay;
enquanto que a turma do 4.ºB defendeu e promoveu o livro "O tubarão na
banheira" de David Machado.
A
criatividade e empenho dos alunos e respetivas professoras: Sara Sousa e Ana
Maria Fernandes foram fantásticos!
Muitos
parabéns e muito obrigada aos promotores da atividade e um muito obrigada a
todos os alunos e docentes que apoiarem a realização desta atividade!
Até já!
No
próximo dia 21 de março celebra-se o Dia da Árvore ou da Floresta.
A
celebração do Dia Mundial da Árvore ou da Floresta começou a 10 de abril de
1872, no estado norte-americano do Nebraska (EUA). O seu mentor foi o
jornalista e político Julius Sterling Morton, que incentivou a plantação
ordenada de árvores no Nebraska, promovendo o "Arbor Day".
Em
Portugal, a 1.ª Festa da Árvore comemorou-se a 9 de março de 1913 e o 1.º Dia
Mundial da Floresta a 21 de março de 1972.
O
objetivo é sensibilizar a população para a importância da preservação das
árvores, quer ao nível do equilíbrio ambiental e ecológico, como da própria
qualidade de vida dos cidadãos.
Como
habitual o Salta Letrinhas deixa aqui uma seleção de histórias relacionadas com
a árvore e a floresta.
Boas e verdes Leituras!