Os
alunos do Jardim de Infância, do 1.ºano e do 2.ºanos, realizaram uma visita de
estudo à Quinta Pedagógica da Granja.
Um
dia muito bem passado no campo, com a confecção de pãozinho, contacto direto
com vários animais da quinta: pôneis, cavalo, burra, porco preto, coelhinhos,
patinhos, galinhas, pintainhos...
Um
local muito agradável, seguro, onde os
nossos alunos experienciaram a vida no campo! E terminamos com um belo
passeio de ....carroça! Para mim foi um regresso à minha infância, tão bom!
Recomendo a visita.
E as nossas sessões do projeto
"Newton Gostava de Ler" continuam. Desta vez foram os alunos do 2.º
ano que exploraram o módulo Difrat´arte. Este módulo explora os fenómenos e
ilusões óticas, depois de ouvida e explorada a história "A princesa e o
cérebro que sentia demais". Os alunos adoraram esta atividade, com
especial destaque para a utilização dos óculos Chromadepth 3D, que criam a
ilusão de profundidade.
De seguida os alunos
experienciaram a ilusão ótica com a pintura da imagem do Newton que acompanha o
Kit e o resultado foi fantástico. Ora observe!
Os alunos do 4ºA e 4ºC da EB
Ribeiro de Carvalho participarem no “SintrAmbiente” promovido pela Câmara
Municipal de Sintra, no dia 27 de maio, na Quinta da Ribafria, Lourel.
Nesta iniciativa, os alunos
realizaram várias atividades de educação e sensibilização ambiental, como
jogos, workshops, ateliers, atividades desportivas, palestras, entre outras.
E ainda puderam brincar ao ar livre, em
contato com a natureza, e respirar o ar puro da Quinta.
No âmbito da candidatura da
RBE "Ler e Escrever com a Biblioteca", as Bibliotecas Escolares do
Agrupamento candidataram-se com o projeto "Artistas da Palavra" e
foram selecionadas.
Este projeto visava colmatar
lacunas detetadas ao nível da leitura e da escrita, sobretudo através de
exercícios de leitura orientada e de escrita criativa numa vertente mais
lúdica.
Um dos temas trabalhados foi
a entrada no dicionário e o livro escolhido para abordar este tema foi "O
Dicionário do menino Andersen" de Gonçalo M. Tavares.
Como forma de concretização
desta atividade, os alunos criaram o seu próprio dicionário, de acordo com as
sugestões de Gonçalo M. Tavares.
Partilhamos convosco as
criações dos nossos alunos do 3.º e 4.ºanos e posso-vos garantir que temos aqui
definições bastante interessantes! Desfrutem!
PS. A edição dos significados
apresentados pelos alunos foi mínima. Vamos continuar a expandir este
dicionário.
No âmbito da candidatura da
RBE "Ler e Escrever com a Biblioteca", as Bibliotecas Escolares do
Agrupamento candidataram-se com o projeto "Artistas da Palavra" e
foram selecionadas.
Este projeto visava colmatar
lacunas detetadas ao nível da leitura e da escrita, sobretudo através de
exercícios de leitura orientada e de escrita criativa numa vertente mais lúdica.
A leitura incidiu sobre diferentes tipologias de texto, trabalhadas no âmbito
do currículo de Português - a título de exemplo refiram-se a entrada do
dicionário, as receitas e a poesia
As atividades de escrita
foram precedidas por atividades de leitura de diversos documentos
disponibilizados pela Biblioteca Escolar ou, em alguns casos, por atividades de
pesquisa orientada. Em ambos os casos, esse trabalho foi desenvolvido com
recurso a documentos em suporte de papel, mas também com recurso a dispositivos
móveis.
As atividades foram
realizadas com as turmas de 3.º e 4.ºanos, durante várias sessões que foram
decorrendo ao longo do ano. Aqui ficam algumas fotos que retratam algumas das
atividades realizadas. No próximo ano continuamos...